O dia a dia é um aprendizado em todos os sentidos para quem mora em outro país. Quanto mais nos envolvemos com a sociedade e a cultura de onde moramos, mais conhecemos sobre o país.
Morar na Bélgica despertou em mim o interesse por informações sobre o país, por isso, listei 30 curiosidades (interessantes / estranhas).
- A Bélgica tornou-se independente em 1830. Antes, era parte dos Países Baixos e parte da França.
- Bruxelas é a capital da União Europeia.
- O país possui três idiomas oficiais: neerlandês, francês e alemão.
- Permaneceu 541 dias sem governo (após as regiões Flandres e Valônia não chegarem a um acordo sobre questões políticas que resultou em uma coalização governamental entre 2010 e 2011).
- É possível cruzar o país de ponta a ponta em apenas três horas de carro.
- Estima-se que existem mais de mil e quinhentas cervejas que são fabricadas na Bélgica. A Stella Artois provavelmente é a cerveja belga mais conhecida pelos brasileiros.
- Cada marca de cerveja belga produz seu copo para que a bebida seja servida.
- A Bélgica também é conhecida mundialmente pela fabricação de chocolates. Algumas marcas de chocolates belgas conhecidas mundialmente são: godiva, neuhaus, guylian e leonidas.
- Uma invenção que é adorada por muitos também é belga: batatas fritas. Outros países como Espanha e França lutam pelo título, porém, o registro mais antigo é belga, de 1681.
- O waffle também é uma criação belga.
- Em 2009, a cidade de Gante criou a campanha “quinta-feira vegetariana” para incentivar as pessoas a não comerem os animais em um dia da semana. Além de restaurantes, escolas também adotaram a campanha.
- A couve-flor de Bruxelas é originária da Bélgica, mas não existem dados que oficializem que o produto é de Bruxelas.
- Na Bélgica existe a “lei da maionese”: um decreto real de 1955 determina as composições da maionese produzida no país.
- É o país com o maior número de castelos por metro quadrado no mundo.
- O cartunista belga Georges Prosper Remi é o criador do pergonagem Tin Tin e dos quadrinhos “As aventuras de Tin-Tin”. Os belgas também são criadores de “Os smurfs”, “Asterix e Obelix”, “Spirou e Fantasio”, “Os snorks”, entre outros. Bruxelas abriga um museu sobre “As aventuras de Tin-Tin”, o Musée Hergé.
- O livro “O manifesto comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels, foi escrito em Bruxelas em um refúgio para europeus no exílio, entre 1845 e 1847. O restaurante Le Cygne na Grand-Place é um dos locais onde o livro foi escrito.
- O saxofone foi inventado por um belga, Adolphe Sax – nascido em Dinant, no início da década de 1940.
- Na Bélgica é pago uma das taxas de impostos mais altas do mundo, 40% do ganho bruto. A tributação representa 45% do PIB do país.
- Com o objetivo de melhorar o atendimento à população, o departamento de polícia da região de Oost-Vlaanderen encaminha correspondências aleatoriamente para os residentes para que eles respondam anonimamente um questionário avaliando o serviço prestado.
- Os belgas propuseram o nome da moeda “euro” e o símbolo (€).
- É um dos países que mais concedem cidadanias per capita no mundo.
- A educação é obrigatória até dezoito anos de idade.
- A linha de tram (bonde elétrico) mais longa do mundo está na Bélgica, entre De Panne e Knokke-Heist, costa litorânea do país.
- Tomorrowland, um dos principais festivais de música eletrônica do mundo, acontece na cidade de Boom.
- O Índice de Massa Corporal também foi inventado por um belga, Adolphe Quetelet.
- Antuérpia é conhecida como a capital mundial dos diamantes.
- O circuito Spa-Francorchamps é o maior ainda em uso pela Fórmula-1.
- O primeiro resort de saúde e bem-estar do mundo foi construído e inaugurado em Spa, por isso o nome se tornou sinônimo de locais especializados em saúde e bem-estar em todo o mundo.
- Bicicletas: segundo uma pesquisa realizada em 2017, 70% dos belgas tem uma bicicleta. 82% da população que vive na região de Flandres tem uma bicicleta e utilizam como meio de transporte para atividades do dia a dia ou ciclismo. 52% da população que vive na região de Valônia tem uma bicicleta e utilizam, principalmente, para o lazer. Em Bruxelas, 50% da população tem uma bicicleta.
- O vaso sanitário dos imóveis da Bélgica (e nos demais países europeus também) geralmente está instalado em um cômodo separadamente do local para banho.
Extra: A marca Kipling foi criada em 1987, em Antuérpia.
Conhecem mais curiosidades sobre a Bélgica? Comentem!