europa, frança, ilha de porquerolles, roteiros de viagem, turismo, verão, viagem

O paraíso da Riviera Francesa: Ilha de Porquerolles

Este é um dos textos sobre uma viagem pela Riviera Francesa, Mônaco, Marselha e Parque Nacional das Calanques.

Ainda desconhecida pela maioria dos brasileiros, hoje apresentarei para vocês um destino do arquipélago de Hyères, a Ilha de Porquerolles.

DCIM108GOPRO

 

Com um pouco mais de 12 km², a Ilha de Porquerolles é a maior entre as ilhas do arquipélago.

Para chegar até a Ilha de Porquerolles é necessário ir de barco.

Embarcamos no ferry no Port de la Tour Fondue, em Hyères.

post 7 - porquerolles_3

Abaixo, informações de preços e horários dos ferries que embarcam para a Ilha de Porquerolles.

post 7 - porquerolles_2

Para mais informações, acesse https://www.tlv-tvm.com/.

As leis de proteção ambiental do Estado contribuem para que o paraíso da Riviera Francesa se desenvolva de acordo com as regulamentações de preservação. O Parque Nacional Port-Cros administra 75% da Ilha de Porquerolles desde 1971, se responsabilizando pela proteção ambiental do patrimônio natural em seu território.

Bicicleta é o meio de locomoção oficial da ilha e é possível encontrar com facilidade as lojas que alugam. Nós alugamos na loja La Méduse.

DCIM108GOPRO

Embarcações também podem ser alugadas para quem desejar conhecer a ilha de tal forma, desde que o responsável possua habilitação. Também existem as pessoas que optam por conhecer a ilha caminhando.

O mergulho também é uma opção entre as atividades para conhecer a ilha. As atividades náuticas ainda incluem stand up paddle e caiaque.

DCIM108GOPRO

A Praia de Notre-Dame é a mais procurada pelos visitantes e a foto explica os motivos. O ambiente natural lembra um pouco das ilhas desertas que vemos em filmes: o mar com água cristalina em tons de azul e tranquilo para banho, o verde das árvores ao redor da praia que proporcionam as sombras para relaxar, além de areia.

post 7 - porquerolles_1
Plage de Notre-Dame

São cerca de trezentos dias de sol por ano na Ilha de Porquerolles.

Não existem restaurantes ou banheiros nas praias da ilha. Aluguel de guarda-sol e cadeiras? Assim como no Parque Nacional das Calanques, a preservação é prioridade, então é aconselhável levar algo para sentar ou deitar confortavelmente nas praias para aproveitá-las. O ideal é chegar cedo nas praias para escolher onde se acomodar.

No norte da Ilha de Porquerolles também estão a Plage de la Courtade e a Plage d’Argent – são as praias que estão do mesmo lado do porto.

Ao sul estão as calanques com acesso através de trilhas entre as rochas.

Na região do porto tem algumas opções de restaurantes.

Existem algumas opções de hospedagens no local.

 

Locomoção

Partimos de Marseille até Hyères de carro: 95 km | Pedágios: € 7,20.

Estacionamento nas proximidades do porto: € 2,00 / hora.


 

Quando faço o planejamento de uma viagem gosto de pesquisar tudo o que for possível sobre o destino para já chegar no local com informações e ter um direcionamento do que fazer, mas é através das fotos que me conquistam que defino as prioridades do que conhecer. Gosto de ver imagens que despertam o desejo de ir até o local para viver o cenário e fotografar da maneira que mais me agrada para guardar de recordação, afinal, é tão bom rever uma foto autoral em que é possível recordar os detalhes que a envolvem. Programar essa viagem que termina aqui foi assim… vi tantas imagens de lugares que me encantaram desde a fotografia e despertaram em mim o desejo de estar lá. E ainda assim fui surpreendida!

Merci pour tous, France!

 

DCIM108GOPRO

3 comentários em “O paraíso da Riviera Francesa: Ilha de Porquerolles”

  1. Acabei de ver um filme que mostrava esta ilha, que eu não conheço. Amo a França e gosto de descobrí-la, sempre… Todos os anos descubro um pedacinho da França. Agora, com a pandemia, não sei quando regressarei. Também sou psicóloga, brasileira de Belo Horizonte. Neste momento, confinada, ao pesquisar sobre a ilha encontrei seu texto e fotografia. Fechei os olhos e me vi lá, mas não sei quando isto poderá se concretizar. Confinada em minha casa há 69 dias, ao fechar os olhos depois de ler seu texto, de alguma forma eu estive lá. Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Regina! Fico feliz por saber que consegui transmitir algo positivo através da minha publicação para você. Quando a situação que estamos vivendo passar, você poderá ir até a ilha e descobrir o quanto é linda, e amar um pouco mais a França. Você poderia compartilhar o nome do filme que assistiu, por favor? Fiquei curiosa para ver…

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.