Este texto será a base para outras publicações relacionadas à Hasselt e traz um pouco dos pontos mais importantes da história da cidade.
Hasselt é a capital da província de Limburgo (em neerlandês: Limburg), na região de Flandres – Bélgica.
A cidade foi fundada no século VII nas margens do Rio Helbeek. O nome “Hasselt” foi mencionado, oficialmente, pela primeira vez em um documento de 1165. Atualmente, são cerca de 77.000 Hasselaars (como são chamados os habitantes da cidade).

A comercialização de tecido também foi importante para a cidade entre os séculos XIV e XVI, assim como para a maioria das cidades de Flandres.
No século XVIII, após a Revolução Francesa, Maastricht se tornou a capital do até então departamento Nedermaas (em francês: Meuse-Inférieure). Lembrando que a Bélgica pertencia aos Países Baixos na época.
Depois da derrota de Napoléon Bonaparte em Waterloo (1815), a designação de Limburg foi adotada. Após a independência da Bélgica (1830), a designação de Limburg foi mantida tanto nos Países Baixos quanto na Bélgica. Em 1839, Hasselt se tornou a capital da província de Limburg (Bélgica).
Na década de 1840 começaram os planejamentos para a rede ferroviária na cidade, que foi inaugurada em 1899. Rodovias e edifícios públicos importantes para o funcionamento da cidade foram construídos.
Ainda no século XIX, a economia da cidade começou a se concentrar em cervejarias e na produção de gin. A indústria de gin cresceu na região, e a partir de 1860, a bebida começou a ser exportada.
Desde o início do século XXI, projetos de renovação urbana ocorreram na cidade.
Durante a Segunda Guerra Mundial, moradores da cidade foram assassinados pelas tropas alemãs porque os enfrentaram. Hasselt não teve os prédios severamente danificados durante o período.
Em 2018, os serviços da cidade foram transferidos para a nova prefeitura que se encontra na praça Limburgplein.

Atualmente, Hasselt abriga faculdades que incluem formação na área da saúde, trabalho social, ciências comerciais, artes e pedagogia.
Assim como em Bruxelas, com pinturas nas paredes de alguns prédios em homenagem aos personagens dos quadrinhos que foram criados na região, Hasselt também estampa arte de rua em fachadas. Existe um aplicativo para smartphones que indica as rotas para quem se interessar em conhecer as mais de 80 pinturas.

Na Grote Markt de Hasselt estão instalados restaurantes, cafés/pubs, e na região também está o centro comercial com várias lojas para compras.

O Jardim Japonês é uma das atrações turísticas da cidade. Lindo em qualquer estação, mas se torna mais bonito ainda nas estações em que a natureza indica quais são: primavera e outono. Na região de Hasselt estão os parques naturais que estão entre os mais bonitos do país.

Aqui encerro as publicações de introdução das capitais das províncias de Flandres. Em breve, publicarei mais informações sobre lugares interessantes para conhecer na região, especialmente sobre o turismo, mas também sobre culinária, artes, esportes, curiosidades, entre outros temas. Acompanhe!