Oficialmente, ontem foi o último dia de inverno por aqui. E como já mencionado em “Como é o inverno na Bélgica” , aqui estou para contar como foi o clima de 2019.
Fiz um post sobre o primeiro dia de neve de 2019 – clique aqui para ler. Depois, nevou mais alguns dias até a semana a seguir, mas o frio não foi extremo, com temperaturas até -5°C, que permitiram passeios nas ruas para apreciar a beleza. Depois da neve, o sol geralmente aparece e torna o inverno ainda mais bonito. Ah, se todos os dias fossem assim…


Foi a semana mais fria do mês.
Fevereiro começou com dias um pouco mais quentes. Os dias da semana de 10/02 atingiram as temperaturas mais quentes já registradas no período em determinadas regiões, com máximas entre +13°C e +18°C, o que não é considerado comum para o mês de fevereiro. Antes do nascer do sol e depois do pôr do sol as temperaturas variaram entre +1°C e +5°C. Assim permaneceu até o final do mês.

Ainda em fevereiro, já foi possível observar os sinais da primavera através da natureza por causa da temperatura, diferente de 2018, que as plantas demoraram para florescer por causa do looongo inverno.

Os dias, em maioria, nublados durante o mês de março tiveram temperaturas variando entre +5°C e +13°C e o vento chegou em até 43 km/h. Como se não bastasse a ventania bastante forte, o clima permaneceu úmido… quem lembra da descrição que já fiz sobre a chuva? (parece borrifões de água caindo por causa da espessura e por não molhar tanto assim). Mas também teve chuva um pouco mais forte em alguns dias. Nos três anos que pude acompanhar março na Bélgica, concluo que é o mês mais chuvoso… ahahaha. Vale a pena investir em sombrinha/guarda-chuva e em capas (tem de todo tipo por aqui) para se proteger.
E já que mencionei sobre como se proteger, vale o lembrete de que investir em roupas adequadas para as condições do inverno na Bélgica é prioridade para aproveitar o que a estação tem a oferecer.
Ressaltando que as informações do texto retratam a minha experiência na região de Oost-Vlaanderen.
Tot december, winter!


3 comentários em “Como foi o inverno de 2019 na Bélgica”