Aproveitando a nossa viagem de inverno para esquiar, fomos até Chamonix para visitar a montanha mais alta da França.
Com 4810 metros de altura, Mont-Blanc está entre as montanhas mais altas da Europa. É do topo da montanha de Aiguille du midi que podemos ver Mont-Blanc e a vista panorâmica deslumbrante da região.

Do topo da montanha de Flaine – Grand Massif – também era possível ver a montanha um pouco mais distante e de outra perspectiva. Clique aqui para ler sobre a experiência de esquiar na região.

Na fronteira com Suíça e Itália, Chamonix Mont-Blanc está situada no departamento de Haute-Savoie, na França. A região é bastante procurada por praticantes de esqui e de alpinismo durante os meses de inverno.

Para quem está a passeio, uma das atrações mais interessantes está em subir de teleférico até o topo de Aiguille du midi (3842 metros de altura) através da estação que fica no centro de Chamonix. De lá é possível observar os alpes franceses, suíços e italianos, além do Mont-Blanc de perto. Espetacular!
O percurso é realizado em duas etapas, onde a primeira gôndola leva até 2310 m. para, em seguida, a segunda gôndola levar até Aiguille du midi.





Já no topo, foram cerca de quatro horas para explorar o local. É tudo bem estruturado, com escadas, elevadores, passarelas, tem restaurante, loja de souvenirs… é legal explorar cada ponto que proporciona vistas panorâmicas maravilhosas.


Tem exposição que conta sobre a história da construção dos teleféricos e estrutura em Aiguille du midi, além de histórias de esquiadores e de alpinistas que já estiveram ali.
Devido aos 3842 metros de altura, é comum sentir dificuldade para respirar, tontura e dor de cabeça.



O passeio não é recomendado para crianças menores de cinco anos de idade ou para pessoas com mobilidade reduzida em razão dos acessos.
Horários de funcionamento das gôndolas variam de acordo com a época do ano e com a demanda, então vale a pena se informar antes de chegar no local (e comprar antecipadamente o ski pass para embarcar também). É importante se vestir de forma adequada e confortável para aproveitar o que a atração tem a oferecer.
Além de Aiguille du midi, também fizemos o passeio de trem de Chamonix até Montenvers.






Ao desembarcar na estação de Montenvers, montanhas por todos os lados e a vista panorâmica para a geleira – classificada como glaciar de vale – denominada “mer de glace” (mar de gelo) logo ali.

Lindo demais!
Um dia incrível e inesquecível em um lugar hipnotizante. Que oportunidade!
Informações úteis
O ski pass Mont-Blanc unlimited permite o acesso à Aiguille du midi e Montenvers, entre outras atrações que não pudemos desfrutar por falta de tempo.
Clima (22/03/2019): Nas montanhas, variação de temperatura entre -1 e +3. Como as fotos demonstram, estivemos na região em um dia ensolarado, com boa visibilidade, sem nuvem, sem neblina, e com bastante vento no topo. Média de +15 durante a tarde na cidade à 1030 metros de altura.
Moeda: euro.
Idioma: francês.
Para mais informações, clique aqui.