blogmas, colmar, eguisheim, europa, frança, kaysersberg, mercados de natal, natal, riquewihr, viagem, vilarejos

Blogmas | dia 7 | Alsácia e a magia do Natal: Colmar

Localizada no nordeste da França, a atual Grand Est substituiu a Alsace-Champagne-Ardenne-Lorraine após a reforma territorial de 2014. A região da – popularmente conhecida – Alsácia (em francê: Alsace) já pertenceu à Alemanha e era constantemente disputada pelos dois países já citados, o que explica a arquitetura das cidades.

Eu não tenho palavras para descrever o que é o Natal na Alsácia.

No texto “Mercados de Natal na capital da Alsácia – Estrasburgo”, conto sobre o que o título já sugere. Na série BLOGMAS 2020 – Alsácia e a magia do Natal”, vou compartilhar sobre mais quatro vilarejos da região que tive a oportunidade de visitar durante as festividades. E hoje vou comentar um pouco sobre COLMAR.

Colmar é uma cidade encantadora, assim como Rothenburg ob der Tauber, parece que foi criada a partir dos contos de fadas. No Natal, então…

A maioria das atrações turísticas de Colmar estão no centro, onde é possível explorar a pé. Nada melhor do que caminhar sem destino em Colmar e se encantar com o que encontrar em cada ruela.

Passear pela cidade com a calmaria da manhã, antes das 09:00, quando as excursões com turistas para passar o dia ainda não chegaram… demais!

Os mercados de Natal acontecem em seis lugares que são facilmente encontrados através das placas que permanecem espalhadas pelas ruas.

1. Place des Dominicains, onde a Église des Dominicains é iluminada à noite e torna o local ainda mais bonito. Cerca de sessenta chalés são instalados ali com opções de artigos natalinos para a casa e árvore de Natal.

2. Place Jeanne d’Arc, onde a atmosfera de uma aldeia tradicional da Alsácia é recriada. Dedicada aos produtos locais, oferece foie gras, charcutaria, vinhos, licores, biscoitos (bredalas) e algumas outras opções.

3. Place de l’Ancienne-Douane, com cerca de cinquenta chalés em torno da fonte Schwendi. O mercado, que se instala nas margens do rio Lauch, estende-se até a região de Koifhus. É onde podem ser encontradas as decorações mais tradicionais de Natal.

4. Le marché intérieur du Koïfhus: onde os trabalhos dos artesãos da Alsácia podem ser admirados (e comprados). Ceramistas, chapeleiros, joalheiros, marceneiros, mestres vidreiros e outros criadores ficam felizes em compartilhar o que tanto amam.

quarteirão onde o mercado interno de Koïfhus acontece

5. Le Marché de Noël des enfants à la Petite Venise, que como o nome já diz, é especial para as crianças se divertirem.

6. Place de la Cathédrale, onde uma feira dos sabores está instalada. São instaladas nove cabines que são comandadas por profissionais da gastronomia que preparam os pratos para o visitante, e lá possui local para fazer a refeição. Tem opções de comida típica alsaciana no local.

Além dos seis lugares citados, recomendo passeios sem destino entre as ruas de Colmar, apreciando a decoração dos residentes e os imóveis em enxaimel. Após anoitecer, é possível ver projeções nos prédios perto dos mercados já mencionados acima em horários que são determinados pela prefeitura. Também existem apresentações musicais que podem ser vistas gratuitamente.

Estivemos em Colmar duas vezes durante o período de Natal e, sinceramente, até tenho curiosidade em visitá-la em outra época, mas como a vida é feita de escolhas, sempre que penso em ir à Colmar, lembro da magia que é o período de Natal lá e meu coração bate mais forte.

Os três vilarejos que também mencionarei são ainda mais pitorescos que Colmar! Apaixonantes, é claro! São eles:

Riquewihr

Eguisheim

Kaysersberg

Acompanhe…

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.