bélgica, estações do ano

Novamente, sobre o clima da Bélgica 

Eu já publiquei anteriormente sobre as estações do ano aqui na Bélgica e como eu me sentia em relação a elas.

Até então, o clima nunca tinha sido uma questão. 

No decorrer de 2021, minha percepção mudou um pouco em relação ao que eu já tinha compartilhado, pois foi o ano que mais choveu desde que estou aqui. Chuvas em todas as estações do ano e consideravelmente mais fortes do que o normal. Fatores relacionados à minha vida pessoal também contribuíram para que o brilho do sol me fizesse falta, e com a saúde mental toda ferrada, por mais que eu estivesse sendo acompanhada por uma psicoterapeuta, eu deixei de cuidar de mim no dia a dia por meses. 

O clima por aqui é quase que um mistério e as experiências mudam conforme o ano que chega. 

E como o clima da Bélgica é um dos temas que muitos dos leitores desta página se interessam, aqui estou para comentar sobre a minha experiência em 2021 na região onde moro, Oost-Vlaanderen. 

Durante o inverno de 2021, nevou um pouco em janeiro (2 dias na região de Oost-Vlaanderen). Decidimos passar um fim de semana na região de Ardenne (ou Ardenas, em português) para aproveitar o clima, ainda com a Mel. Acredito que fevereiro foi o mês que o sol mais apareceu. Primavera, dias nublados e chuva, verão e outono, idem. Mas tiveram dias ensolarados também! Passou inverno, primavera, verão e outono, e não fiz quase nada de diferente aqui na Bélgica, me sentia desanimada/improdutiva e sempre exausta, e foi aí que acredito que o clima agravou a minha condição.

Acho que devo enfatizar que eu não acredito que o clima da Bélgica é um vilão, apenas que devido à minha instabilidade emocional descontrolada de 2021, acabou se tornando um aborrecimento. Inclusive, eu gosto do clima daqui, eu gosto de todas as estações do ano bem definidas e das possibilidades que cada uma proporciona, eu gosto de observar tão nitidamente a transformação da natureza, eu gosto do estilo de vida tranquilo que o clima tanto colabora para que assim seja, e se eu tivesse que escolher entre o clima daqui ou de Sorocaba para o resto da minha vida, hoje, com certeza eu escolheria o clima da Bélgica. Eu sei que a Amanda de 2005 iria detestar o clima daqui. Eu não sei como a Amanda de 2030 se sentirá porque como ser humano que sou estou em constante mudança. Hoje, eu consigo ver beleza e esperar ansiosamente pela próxima estação do ano para contemplá-la, mesmo desejando que o sol brilhe por mais dias aqui onde moro. 

Em 2021 choveu tanto que causou danos em todo o país e inundações na região de Valônia. Alguns bairros de cidades onde os rios em que o nível da água subiu precisaram ser evacuados antes que a água transbordasse. As províncias mais afetadas foram Namur e Liège devido à localização, às margens dos rios Meuse, Ourthe e Vesdre. Isso aconteceu no mês de julho. A situação foi considerada como um dos maiores desastres naturais que o país já sofreu. 

O último dia de 2021 atingiu a temperatura de +14°C, e assim 2022 começou com a temperatura mais alta do que o normal para a época do ano.

Desde que o inverno começou, em 21.12.2021, até hoje, as temperaturas estão amenas e o vento está presente, às vezes mais fraco, às vezes mais forte, mas sempre por aqui. As tempestades Corrie, Dudley e Eunice (ultrapassou 130km/h) já passaram pela Bélgica, as duas últimas na semana passada. Hoje, mais ventania por causa da tempestade Franklin que está por aqui.

Em 2022 já choveu consideravelmente e o sol tem brilhado de vez em quando. 

Estou na torcida para que possamos desfrutar do quintal em breve… que possamos aproveitar almoços e jantares do lado de fora, ou bons drinks. Será?! 


Artigos relacionados: 

•   As estações do ano na Bélgica – 2020

•   Como foi o outono de 2019 na Bélgica

•   Como foi o verão de 2019 na Bélgica

•   Como foi a primavera de 2019 na Bélgica

•   Como foi o inverno de 2019 na Bélgica

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.