bélgica, comer e beber, gante

Experiência em um restaurante duas estrelas Michelin: Vrijmoed, em Gent

Finalmente, depois de dois anos tentando e as reservas sendo canceladas por causa da pandemia, na última quinta-feira conseguimos viver a experiência de degustar o menu do restaurante Vrijmoed. 

O restaurante é conduzido pelo chef Michaël Vrijmoed desde 2013, ano em que a primeira estrela Michelin foi conquistada. Em 2017 veio a segunda estrela Michelin. O restaurante é destaque no mundo da gastronomia e o chef coleciona alguns importantes títulos, premiações e homenagens.

Se você mora na Bélgica e assiste canais como VTM ou NJAM, provavelmente já assistiu ao chef Michaël Vrijmoed cozinhando através da tela da televisão.

O restaurante oferece serviço à la carte e opções de menu. O menu é alterado mensalmente e está disponível no site oficial do restaurante. Eu optei pelo menu Pure Vegetables e meu marido optou pelo Vrijmoed, ambos com wine pairing para desfrutar do todo, afinal, todos os vinhos são selecionados pelo sommelier (e maître) – Benjamin De Buck – justamente para potencializar a experiência devido à harmonização.

Nossa experiência

Ao chegarmos, fomos gentilmente recebidos. Recolheram os nossos casacos na entrada e nos levaram até os nossos lugares naquela noite. Foi perguntado o que gostaríamos de beber como aperitivo enquanto aguardaríamos as entradas de cortesia (starters) chegarem. Pedimos uma taça de champagne para cada um, afinal, estávamos celebrando o aniversário do meu marido.

As entradas de cortesia chegaram. Deliciosas!

O menu começou a ser servido… nós optamos pelo menu com 7 pratos.

primeira entrada, menu Pure Vegetables
primeira entrada, menu Vrijmoed
extra: cogumelo com chocolate
segunda entrada, menu Pure Vegetables
segunda entrada, menu Vrijmoed
terceira entrada, menu Pure Vegetables
terceira entrada, menu Vrijmoed
prato principal, menu Pure Vegetables
prato principal, menu Vrijmoed
primeira sobremesa, igual em ambos os menus
segunda sobremesa, igual em ambos os menus
terceira sobremesa, igual em ambos os menus

Eu não bebo café nem qualquer outra bebida após as refeições, mas meu marido pediu café e alguns petit fours deliciosos (de chocolate) foram servidos para acompanhar. Eu não pedi, mas também recebi.

Ao finalizarmos cada prato, nos questionavam sobre como tinha sido aquela experiência. A singularidade dos sabores surpreendeu muito positivamente, alguns mais intensos, alguns mais suaves, mas sempre perfeitamente equilibrados! Extraordinários! Assim como a apresentação cada um deles. Uma memorável experiência! Tudo estava absolutamente impecável. Sofisticação, beleza, criatividade e autenticidade descrevem os menus que degustamos.

Os ingredientes em si são acessíveis para o consumo do dia a dia na Bélgica. É interessante como eles são transformados por quem estuda e entende sobre gastronomia. O capricho nos detalhes em tudo o que foi servido e a combinação dos sabores que foram elaborados estava tão harmônica que despertava ainda mais a curiosidade e a expectativa pelo que viria no prato a seguir.

O chef prioriza a utilização de ingredientes não valorizados e até mesmo considerados inferiores, e usa tudo o que é possível de cada ingrediente, reduzindo a quantidade de resíduos (dentro do possível).

Após o serviço da nossa mesa ter sido encerrado, o chef Michaël Vrijmoed veio até nós para perguntar como tinha sido a nossa experiência e interagiu perguntando sobre as informações sobre nós que já tínhamos comentado com a equipe. Hospitaleiro, como todos!

Atendimento excelente: equipe com boa comunicação, prestativa, atenciosa, sempre explicando com clareza sobre os pratos e os vinhos que foram servidos, e notável organização.

Ambiente agradável: decoração com elementos em preto e branco que, combinando com as obras de arte que estão espalhadas pelas paredes do salão, transmite elegância.

Na minha opinião, considerando todo o serviço que é oferecido desde o momento que chegamos no restaurante até o momento que fomos embora, o alto preço é justo.

Foi a melhor experiência gastronômica que eu já tive até hoje. Tudo impecável!

2 ** Michelin mais do que merecidas! Altíssima qualidade.

Para quem tiver interesse: normalmente, é necessário reservar com pelo menos dois meses de antecedência para a data desejada (como a maioria dos restaurantes aqui da Bélgica que são, no mínimo, bons). Pode acontecer de alguma reserva ser cancelada de última hora e ter disponibilidade na semana, mas é raro.

Para mais informações, clique aqui.


Artigos relacionados

Experiência em um restaurante três estrelas Michelin: Boury, em Roeselare

Onde comer em Gent (Gante) | recomendações e dicas #5

Restaurante tailandês com uma estrela Michelin em Knokke-Heist: Boo Raan

Onde comer em Gent (Gante) | recomendações e dicas #4

Onde comer em Gent (Gante) | recomendações e dicas #3

Onde comer em Gent (Gante) | recomendações e dicas #2

Onde comer em Gent (Gante) | recomendações e dicas #1

OAK Restaurant

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.