No último fim de semana (e feriado) aconteceram dois festivais gastronômicos e nós fomos em ambos, então, hoje eu vou relatar um pouco da nossa experiência.
Em Gent, o festival é chamado de Gent Smaakt, acontece no centro histórico da cidade e é gratuito. Atividades como aulas e workshops acontecem no Novotel e são pagas.
O clima do evento é alegre e as opções de comida são bem variadas. Alguns restaurantes da cidade e região se instalam em barracas e lá apresentam alguns dos pratos que oferecem em seus restaurantes. Tem comida para todos os gostos e também para vegetarianos/veganos (Gent acolhe muito bem aqueles que não comem produtos de origem animal e isso pode ser notado também nos eventos que acontecem na cidade).

Devido ao evento acontecer no centro histórico da cidade, moradores, turistas, todos que estão por ali se misturam e podem aproveitar, o que também acaba sendo um pouco confuso, pois as diferentes formas de fazer os pedidos e de efetuar os pagamentos podem gerar desorganização em horários muito tumultuados.
Alguns dos restaurantes que eu já recomendei aqui no blog marcaram presença no evento, mas optamos por pratos de restaurantes que ainda não conhecíamos, porém, tenho imagens de apenas um deles (pois é, às vezes ainda acontece de eu não tirar fotos, seja por fome, seja por esquecimento, seja por dificuldade de fotografar).
Experimentamos pratos dos seguintes estabelecimentos: Spit House (lanche com frango assado, alface, bacon, maçã e molho de pimenta preta); Sumatra Food (noodles com vegetais); Cambodian Wok (frango ao curry, arroz, macarrão, legumes e molho); Komparto (sashimi de salmão, arroz de sushi, molho, salada de algas marinhas e soja); uma sobremesa e milkshake do Chocoladebar Mayana (amo!).


Para mais informações, clique aqui.
Em Antwerpen, o festival é chamado de Antwerpen Proeft, é pago e justamente por isso acontece em espaços que às vezes mudam a cada ano. Alguns dos chefs ali presentes ministram aulas que são pagas, mas é possível assistir a algumas demonstrações culinárias gratuitas com atuação dos chefs que costumamos assistir nos programas de TV.
Belgas são maioria e as opções de comida são muito interessantes. Alguns restaurantes da cidade e região se instalam em barracas e lá apresentam alguns dos pratos que oferecem em seus restaurantes. Tem comida para todos os gostos e também para vegetarianos/veganos. O evento é muito bem organizado.
Experimentamos pratos dos seguintes estabelecimentos: Black Smoke (pão com linguiça, repolho branco, grãos de mostarda, maionese e iogurte); Dagný Rós (bolinhos de peixe com molho remoulade e spaghetti de pepino); Casello (tomates, queijo de cabra, crumble de parmigiano reggiano e sorvete de Bloody Mary); Brutal (barriga de porco, picles e salada); BBQ+ (frango); sobremesas da Cremerie Germaine (sorvete) e DelRey (trio de chocolate: 1 biscoito de amêndoas com mousse de chocolate branco, 1 biscoito de cacau com mousse de chocolate ao leite e 1 biscoito de cacau com mousse de chocolate 65%). Também não fotografei tudo.





Ainda pudemos degustar um moelleux que a chef Sofie Dumont fez durante seu workshop e distribuiu gratuitamente.

Para mais informações, clique aqui.
Ambos os eventos são ótimos para comer bem e beber.
O evento de Antuérpia é mais organizado e conta com a presença de alguns dos chefs mais renomados do país, mas nem por isso pode ser considerado melhor do que o evento de Gante, pois acredito que as experiências que eles proporcionam são completamente diferentes, nem melhor, nem pior, mas diferentes e ambas deliciosas.
Entretanto, posso mencionar algo me agradou mais em Antuérpia: o pôr do sol!
